August 18–November 19, 2018
Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985 apresenta o trabalho de 118 mulheres artistas e coletivos formados por mulheres, em atividade na América Latina e nos Estados Unidos durante um período-chave tanto da história latino-americana quanto para os desdobramentos da arte contemporânea. Entre as artistas, que representam quinze países, estão incluídas figuras emblemáticas como Lygia Clark, Ana Mendieta e Marta Minujín, além de contemporâneas menos conhecidas como Feliza Bursztyn, Margarita Azurdia e Janet Toro. A exposição é fruto da primeira pesquisa sobre práticas artísticas feministas e radicais na América Latina e entre artistas latinas atuantes nos Estados Unidos.
Para as mulheres artistas na América Latina, as décadas cobertas pela exposição foram uma época de repressão e libertação. A maioria dos países na região foi governada por ditaduras ou esteve dividida pela guerra civil em algum momento durante esses anos. As vidas de muitas das artistas apresentadas em Mulheres radicais foram, portanto, enredadas em experiências de autoritarismo, prisão, exílio, tortura, violência e censura. No entanto, esse período também viu o surgimento de novas sensibilidades. Mesmo com poucas artistas latino-americanas identificadas como feministas, suas obras e suas vidas frequentemente manifestavam uma visão do universo feminino contrária aos regimes repressivos da região e aos valores patriarcais profundamente enraizados. As artistas latinas e chicanas que trabalharam nos Estados Unidos desenvolveram uma estética que abordava a marginalização das mulheres e de suas próprias comunidades na sociedade americana. Muitas delas participaram de movimentos em defesa dos direitos civis, dos direitos dos homossexuais, movimentos antiguerra e feministas. Radicadas na América Latina ou nos Estados Unidos, as artistas se dispuseram a explorar as muitas possibilidades disponíveis na época; algumas contribuindo para a revitalização de mídias tradicionais, como a pintura e escultura, outras assumindo novas disciplinas, como a videoarte, a performance e práticas conceituais.
Crucial para as diversas obras apresentadas em Mulheres radicais é a noção do corpo político. Os temas em torno dos quais a exposição é organizada – Autorretrato; Paisagem do corpo; Performance do corpo; Mapeando o corpo; Resistência e medo; O poder das palavras; Feminismos; Lugares sociais; O erótico – ajudam a tornar visíveis preocupações compartilhadas por muitas artistas em uma vasta região geográfica.
Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta
Curadoras
“Autorretrato (Self-Portrait)” gallery.
On right wall: Judith F. Baca, La Pachuca, 1973.
Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
Paisagem do corpo (Body Landscape)” gallery.
Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
“Mapeando o corpo (Mapping the Body)” gallery.
Foreground: Amelia Toledo, Glu-Glu, 1968; background: Sophie Rivera, Bowl Study and Rouge et noir (Red and black), 1977–78.
Installation view at Pinacoteca de São Paulo.
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985.
August 18–November 19, 2018.
Photo: Levi Fanan
“Mapeando o corpo (Mapping the Body)” gallery.
Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
“Feminismos (Feminisms)” gallery.
On wall, from left to right: Mónica Mayer, A veces me espantan mis propios sentimientos, mis fantasías (Sometimes I’m frightened by my own feelings, my fantasies), 1977, and El tendedero (The Clothesline), 1979; in vitrine: works by Polvo de Gallina Negra, Mónica Mayer, and Carla Rippey.
Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
Mulheres Radicais exhibition billboard outside of museum.
Pinacoteca de São Paulo Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985
© Pinacoteca do Estado de São Paulo. © Pinacoteca do Estado de São Paulo.. Photo: Isabella Matheus
“O poder das palavras (The Power of Words)” gallery.
On monitors, from left to right: Jesusa Rodríguez, Donna Giovanni, 1983/1987, and Polvo de Gallina Negra, Madre por un dia (Mother for a Day), 1987; rear wall: Gloria Gómez-Sánchez, Sin título (Untitled), 1970, and Letícia Parente, Marca Registrada (Trademark), 1975. Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
“Resistência e medo (Resistance and Fear)” gallery.
Projected above: Lotty Rosenfeld, Una milla de cruces sobre el pavimento (A mile of crosses on the pavement), 1979. Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
“Lugares sociais (Social Places)” gallery.
From left to right: Nirma Zárate, Ocho intoxicados (Eight intoxicated), Una niña muere por inanición (A girl dies of starvation), and A nosotros (To us), 1971, Barbara Carrasco, Censorship, 1984, and Janet Toro, Dos preguntas (Two questions), 1986. Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
“Performance do corpo (Performing the Body)” gallery.
From left to right: Martha Araújo, photographic documentation of the performances Para Um Corpo Nas Suas Impossibilidades and Hábito/Habitante (Habit/Inhabitant), 1985, Ani Villanueva, Cuadro móvil (Moving Picture), 1982, and Sylvia Palacios Whitman, Passing Through, 1977, and Sling Shot, 1975. Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
“O erótico (The Erotic)/Performance do corpo (Performing the Body)” gallery.
Projected above: Lygia Pape, Eat Me, 1975; on pedestals, from left to right: Teresinha Soares, Caixa de fazer amor (Lovemaking Box), 1967, and Analívia Cordeiro, M 3×3, 1973. Installation view at Pinacoteca de São Paulo
Radical Women: Latin American Art, 1960–1985. August 18–November 19, 2018.
© Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Photo: Isabella Matheus
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https://pinacoteca.org.br/en/programacao/radical-women-latin-american-art-1960-1985-2/